painel6smday360

O último, mas não menos importante painel de convidados do evento “Dia Mundial das Redes Sociais”, trouxe o tema “Vendas e Analítica”. Composto por Rui Castro (consultor de Marketing Digital); Pedro Simões (que nos veio falar, sobretudo, da analítica); Paulo Nogueira (da área de conversão e vendas); e Célia Simões (adSalsa).

Rui Castro refere que as vendas online através das Redes Sociais estão a subir, e que a quota de acessos através de dispositivos móveis também está a subir de uma forma generalizada e em todos os mercados. De facto, o mobile não é uma tendência, é uma realidade.

“As aplicações mobile são um canal dentro de outro canal”, que não podem ser desvalorizadas e muito importantes para conseguirmos alcançar os nossos objetivos comerciais.

Pedro Simões refere que só estando no terreno, ou seja, só contactando com projetos de diferentes áreas se consegue definir os seus públicos e analisar a forma como chegar até eles. Neste debate houve a oportunidade de verificar algumas estatísticas que o Pedro partilhou connosco, e que mostram a análise de algumas campanhas que está a fazer.

Estatisticamente, é possível analisar o alcance de um vídeo, de uma imagem, etc. Perceber onde estão as pessoas que interagem com determinada publicação, etc.

Paulo Nogueira acrescenta o seu conhecimento neste painel com uma curiosidade:

“Se a Internet fosse hoje um país seria o mais rico do mundo”.

Paulo Nogueira indica que o investimento que uma das empresas onde colabora atualmente é feito com base na crença que o ROI vem através da venda. Logo há de facto vários caminhos que podem ser seguidos, sendo que é importante seguir boas estratégias de conversão. Como por exemplo, a estratégia pull (de atração), conseguida através dos motores de busca.

Célia Simões fala da importância de trabalhar para termos boas bases de dados. Para tal é preciso ter uma boa ligação entre o online e o offline. Neste aspeto, Célia Simões dá alguns exemplos de como o conseguir. As aplicações mobile são muito importantes.

Todos os formatos devem estar otimizados para o mobile, pois é sabido que cerca de 8’% da população acede à Internet através do telemóvel e tablet.

“Para a captação de dados há um ponto estratégico: a presença em feiras” refere também Célia Simões. É imprescindível que as bases de dados estejam inscritas na Comissão Nacional de Base de Dados.

Em suma, um painel muito interessante e que trouxe uma visão abrangente sobre as vendas e a analítica.

Assista ao Vídeo do Painel 6 – Vendas e Analítica

Veja o Álbum do Painel 6 – Vendas e Analítica no Facebook

 

Veja também os Artigos dos outros Painéis:

► Painel 1 – Marketing de Contéudos
► Painel 2 – Otimização e Publicidade
► Painel 3 – Personalização e Integração
► Painel 4 – Relação com o Cliente
► Painel 5 – Networking e B2B

► Playlist dos 6 Painéis
+ Slide
- Slide
  • Sorry, no video's found
 

 

Qual a sua opinião sobre este Painel?

Acompanhe facebook

Subscreva youtube

Siga-nos Google Plus

Siga-nos no Twitter