painel4smday360

O quarto painel foi dedicado ao tema “Relação com o cliente” e contou com a presença de Sónia Costa (gestora de comunidades nas Redes Sociais); João Lopes (especialista em transmedia storytelling); Hugo Pascoal (ligado à relação com o cliente através do e-mail marketing); e Hélder Gonçalves (que contribuiu com uma visão mais institucional).

Como podemos merecer a confiança e o tempo dos nossos clientes nas Redes Sociais?

Sónia Costa refere que ser muito visual nas Redes Socias é importante, de forma a cativar o interesse do público. A atualidade e a veracidade nas publicações que fazemos nas Redes Sociais também são importantes. “Mas mais importante ainda é a simplicidade”, refere Sónia Costa, e exemplifica com um conteúdo que publicou há cerca de dois anos, e que foi considerada a terceira publicação mais popular em Portugal. Uma publicação muito simples e direta. De qualquer das formas, não se conhece a publicação perfeita, aquela que abre as portas para o sucesso. A este respeito, Sónia aconselha que se teste as publicações para que possamos obter o maior êxito possível com os nossos clientes.

João Lopes, o mestre do transmedia storytelling, falou à nossa audiência online sobre esta estratégia de marketing, que se baseia na convergência de distintos meios, de forma a proporcionar ao público informações que vão sendo dadas através de pequenas histórias. As mensagens das marcas assumem um enredo próprio e adaptado ao suporte que está a ser utilizado como veículo. João Lopes explica que as pequenas empresas podem e devem utilizar esta técnica, sem ser necessário que orçamento investido seja grandioso. Importante contudo, é que este processo seja contínuo e assim consistente.

O mais importante desta estratégia é que seja desenhada à medida do interesse do público.

Hugo Pascoal traz duas ideias fundamentais: a primeira é que temos de estar exatamente nos suportes em que o cliente está; e a segunda é que devemos obter a confiança do cliente, através do diálogo e da interação ativa.

Abordou ainda a forma como uma boa campanha de e-mail marketing deve ser desenvolvida, desde a fase de conceção, até à fase de rescaldo.

Hélder Gonçalves refere que as instituições públicas devem utilizar as tecnologias e prol das pessoas e não menosprezar o papel ativo das Redes Socias, no que diz respeito à comunicação. A sua experiência atual na Câmara Municipal de Matosinhos demonstra que:

Os eventos são uma forma muito eficaz na obtenção de resultados comunicacionais entre o município e as pessoas.

Em suma, a relação do cliente deve ser trabalhada todos os dias, com especial atenção à adaptação das mensagens ao público definido.

Assista ao Vídeo do Painel 4 –Relação com o Cliente

Veja o Álbum do Painel 4 – Relação com o Cliente no Facebook

 

Veja também os Artigos dos outros Painéis:

► Painel 1 – Marketing de Contéudos
► Painel 2 – Otimização e Publicidade
► Painel 3 – Personalização e Integração
► Painel 5 – Networking e B2B
► Painel 6 – Vendas e Analítica

► Playlist dos 6 Painéis:
+ Slide
- Slide
  • Sorry, no video's found
 

 

Qual a sua opinião sobre este Painel?

Acompanhe facebook

Subscreva youtube

Siga-nos Google Plus

Siga-nos no Twitter